Menu Fechar

15º Festival de Bandas Adolfo Vilhena – Aljustrel

O dia 5 de Outubro, nunca é um dia normal e em 2024 juntou-se-lhe a participação da nossa banda no 15º Festival de Bandas Adolfo Vilhena, em Aljustrel e organizado pela nossa congénere SMIRA – Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense.

Cumprindo a tradição, a partida da banda sofreu um ligeiro atraso, mas pelas 12:50 lá partiu rumo a Aljustrel, uma vez mais apoiada pela Junta de Freguesia dos Olivais.

A fechar a comitiva seguiu como habitualmente a nossa carrinha de apoio, com o Pita a dirigir e desta vez acompanhado pelo Nuno.

A nossa banda iniciou a sua participação com um desfile rumo à sede da SMIRA tendo neste percurso prestado homenagem junto à residência onde habitava o Sr. Adolfo Vilhena.

Chegados à sede da SMIRA, a banda e seus acompanhantes foram presenteados com um agradável momento de convívio, no qual todos tiveram a oportunidade de restabelecer as forças e o ânimo com um lanche onde não faltaram alguns petiscos regionais.

Após este momento, as bandas desfilaram em conjunto até ao local dos concertos – Cine Oriental – tendo uma vez mais homenageado do Sr. Adolfo Vilhena.

A banda da SFUCO abriu o concerto e encantou a audiencia que quase encheu o Cine Oriente neste fim de tarde Filarmónico. A nossa participação foi ainda marcada por alguns momentos especiais e intensos, destacando o momento em que os nossos 2 bombardinos interpretaram o Hino dos Mineiros de Aljustrel, levantando e emocionando todos os presentes.

A banda da SMIRA subiu então ao palco, e presenteou todos com excelentes interpretações.

O dia terminou com outro momento de confraternização, no qual os nossos anfitriões demonstraram uma vez mais que sabem receber como ninguém. Foi um dia intenso e que terminou com a juventude da SMIRA a mostrar que a tradição é forte em Aljustrel e que o Cante Alentejano tem um futuro risonho pela frente.

A melhor forma de descrever o ambiente no final do dia é mencionar o nosso presidente Joaquim Silva precisou de por diversas vezes “tocar a recolher” ao autocarro, não conseguindo evitar uma chegada aos Olivais já no dia 6 de Outubro!

Aqui fica um resumo fotográfico deste dia.