Menu Fechar

Os Maestros

Foi primeiro regente da banda da S.F.U.C.O. João Pedro Vieira, músico militar que foi durante muitos anos, subchefe da banda de infantaria 5 e que foi até o autor do hino da colectividade.

Sucedeu-lhe na regência Alfredo Carvalho Garcia, até à data, o único regente civil da banda, carpinteiro de machado no arsenal da marinha, mas que tinha feito estudos de música na Academia dos Amadores de Música.

O terceiro regente foi também um militar chamado Augusto César Carneiro, que foi rendido mais tarde por Manuel Joaquim dos Anjos André, um subchefe da banda da marinha, que dedicou muita atenção à escola de música e à preparação de jovens instrumentistas.

Em 1943 Eduardo Manuel Leite da Silva assumiu a regência da banda, mantendo o cargo até 1946, ano em que Manuel Gomes Batalha o substitui, sendo mestre da banda até 1950.

Neste mesmo ano, passou a fazer a regência João de Sousa Viegas, ex-instrumentista da banda da G.N.R. e ex-professor do conservatório nacional. Dotado de invulgares dotes pedagógicos que permitiram a renovação da banda com a entrada de muitos jovens. Abandonou a banda em 1982 quando já tinha completado 88 anos.

Em 1982 sucede-lhe o 1º sargento músico Fernando José Alves Franco, que procurou imprimir à banda um estilo mais actualizado com a introdução de um repertório mais moderno.

Em 1987, entrou para regente da banda da S.F.U.C.O., sendo igualmente director da escola de música, o Sargento-Mor Luis Nogueira Rego, ex-professor de Música nos Serviços Sociais das Forças Armadas, tendo exercido também até 1996 as funções de coordenador cultural no sector de música do I.N.A.T.E.L. onde foi director de vários cursos para jovens músicos neste instituto. Dotado de grandes qualidades pedagógicas e o seu carinho pela juventude e consciente das suas possibilidades tem levado acabo uma forte aposta nestes jovens, recheando assim a banda de elementos de grande qualidade artística provocando igualmente dessa forma que os instrumentistas se situem num escalão etário médio relativamente baixo (ver curriculo).

Em Setembro de 2009, Cassiano Pestana Saraiva Pereira inicia funções de maestro titular da Banda da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, sendo responsável pela Escola de Música desta Colectividade (ver currículo), tendo cessado as suas funções em Outubro de 2012.

Em Novembro de 2012, Luis Filipe Henriques Ferreira inicia funções de maestro, sendo responsável pela Escola de Música desta Colectividade (ver currículo).